Natal: (84) 2010-1010 Mossoró: (84) 3422-8888

Campanha da Miranda arrecadou 2 toneladas de lixo eletrônico em Natal e Mossoró

22 de junho de 2016, 13h33
lixo

Durante a Semana do Meio Ambiente, de 06 a 10 de Junho, a Miranda realizou uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico em Natal e Mossoró e conseguiu arrecadar cerca de 2 toneladas dentre equipamentos eletrônicos quebrados ou em desuso. A ação foi realizada pela Miranda, que agiu como ecoponto na loja localizada na Av. Prudente de Morais, em Natal, e na loja do Partage Shopping Mossoró, a Natal Reciclagem e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM), responsáveis por destinar esse material para desmontagem e reciclagem, evitando que esse lixo eletrônico causem danos ao meio ambiente e a saúde da população.

Dentre o material descartado pela população potiguar estavam máquinas fotográficas, CD’s, monitores de tubo, celulares, impressoras, mouses e diversos componentes de computador. A campanha buscava conscientizar a população dos perigos do descarte inadequado desse material, que geralmente é despejado junto ao lixo comum ou acumulado em casa, e também chamar atenção do poder público para o problema. Para se ter uma ideia, os potiguares são responsáveis pela produção de 5 mil toneladas de lixo eletrônico por ano, desses, apenas 0,5% recebem o destino correto, segundo dados da Natal Reciclagem.

No Brasil, conforme relatório da ONU, somente durante o ano de 2014 foram produzidos 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletrônicos. Segundo Afrânio, o lixo eletrônico possui alguns materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio que são prejudiciais à saúde humana e não devem ser acumulados em casa e nem descartados junto ao lixo comum. "Somente o celular possui de 500 a 1000 substâncias químicas, algumas altamente poluentes. Esses aparelhos vêm sendo substituídos cada vez mais rápido pelo consumidor e não existe por parte do governo uma preocupação em onde esses antigos vão parar, apesar de o lixo eletrônico crescer 3 vezes mais do que o lixo comum e ser altamente prejudicial", explica.

aa
Cartaz utilizado na ação de recolhimento de lixo eletrônico da Miranda
 
 
CATEGORIAS
ARQUIVO
Lista de Desejos
Escolha os produtos que deseja, monte uma lista e divulgue para seus amigos!
Receba novidades e promoções da Miranda:
Direto do Twitter
 
Nome do destinatário:*
E-mail do destinatário:*
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem:*